NO BANZEIRO DOS BUMBÁS, VEM SE JOGAR!

Garantido e Caprichoso

OLHA O BOI? OLHA O BOI?

É AGORA? É AGORA?

 

Alô galera apaixonada por boi-bumbá, alô simpatizantes do folclore amazonense e meu alô especial a quem não conhece o nosso teatro a céu aberto, o maior festival folclórico do planeta, o Festival de Parintins. Hoje damos início a mais nova coluna sobre os Bois de Parintins, aqui no Manaus Frases.

Me chamo Caio César, 23, nascido na terra dos barés, acadêmico de Design, Caprichoso de corpo e alma e um dependente do oxigênio que se chama boi-bumbá.

O Festival Folclórico de Parintins acontece em todo último final de semana do mês de junho. Em 2017, o Festival acontecerá nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, na arena do bumbódromo, localizado bem no meio da ilha de Parintins, a cerca de 370km de Manaus.

As expectativas dos bumbás para o ano de 2017 estão a todo vapor. Passados por uma turbulência econômica que foi o ano passado, os bois viveram um pesadelo e um sonho. Por um fio, tudo acabou dando certo e, por isso, a expectativa para esse ano é imensa, para mostrar superação e também a força, pois os bumbás ainda não renovaram parcerias com o Governo do Estado e, pelo que parece, vai permanecer do jeito que tá e isso não é nada ruim.

Para quem não conhece os planejamentos das associações folclóricas, os preparativos começam logo após o término do festival anterior. Com num máximo dois meses de recesso, retornam: aos galpões para a desmontagem de alegorias; e aos escritórios para a organização e planejamento de tema do ano, escolha de novas toadas, prestação de contas, reunião com itens e muitas outras situações estratégicas; para os bois capricharem em um ano produtivo e para um dos dois garantirem a vitória na arena do bumbódromo.

O boi do coração, o Boi Bumbá Garantido, vai apresentar na arena o tema ‘’Magia e Fascínio no Coração da Amazônia’’. O bumbá campeão do ano de 2016 retoma as sua era de ouro em que seus temas lutam pela preservação da Amazônia, deixando para trás os temas de uma só palavra. O tema traz a temática da Amazônia verde, a floresta que ainda clama por preservação, que mesmo degradada, ainda resiste imponente. Também vai trazer os mistérios da mata, as encantarias, lendas e mitos que só o coração da floresta guarda, enraizada a gerações. O bumbá presidido por Adelson Albuquerque há 2 anos, deu a início, junto a comissão de artes do Garantido, a seleção das novas toadas que irão ecoar nos ouvidos da galera encarnada nesse ano de 2017. Ainda não se tem previsão de quando as toadas oficiais estarão disponíveis, nem do lançamento do CD, mas irei deixar você bem informado assim que qualquer novidade surgir. Poucas mudanças aconteceram dentro do Curral Lindolfo MonteVerde, entre elas, a mudança do cargo de Cunhã Poranga e a chegada de novos artistas alegóricos para abrilhantar o espetáculo do boi vermelho.

O boi da estrela, o Boi Bumbá Caprichoso, apresenta nesse ano o tema ‘’A Poética do Imaginário Caboclo’’. O bumbá promete levar para o 52º Festival Folclórico de Parintins, o imaginário que se eternizam nas lendas e mitos do caboclo amazônico, através de suas poesias entoadas pelo Imperador da Amazônia, David Assayag. O bumbá presidido ainda prematuramente por Babá Tupinambá (assumiu a presidência em setembro de 2016) causou uma grande repaginada na associação, desde o início de sua gestão. Itens como cunhã poranga, pajé, porta estandarte, sinhazinha da fazenda e tripa do boi foram substituídos, assim como a renovação de grande parte do conselho de artes e artistas alegóricos. O Caprichoso inova, inaugurando ainda por essa semana a ‘’Vitrine Azul’’, que é a loja oficial do bumbá, que irá disponibilizar produtos oficiais na loja em Parintins e virtualmente, abrangendo a venda para todo o Brasil e o mundo através do boicaprichoso.com. Muitas mudanças estão acontecendo também na estrutura do curral, para abrigar lojas de alimentação, vestimenta e acessórios, e outras realocações para abrigar a escolinha de artes e o show para turistas. O boi azul já lançou um CD especial para a galera, intitulado com o mesmo nome do tema 2017, contendo 12 toadas, entre elas toadas de itens e de galera. Por enquanto, não está sendo comercializado, está sendo somente distribuído para sócios e apenas em Parintins.

Os bumbás deram START para o boi de arena 2017, a temporada de ensaios (estão) está sendo preparada, novidades estão por vir, os bastidores da festa já já vão acontecer e você vai ficar por dentro de todos os detalhes dos acontecimentos através da coluna mais tesa da Amazônia. Prepare seu tacacá com cebolinha, seu flau com cascalho e vamos te levar para o universo dos bumbás onde você estiver!

Então veeeeeem…

Posts que você pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>