Relembre novelas e minisséries ambientadas no Amazonas

Algumas tramas da teledramaturgia brasileira ganharam um toque amazônico em suas produções, pois a capital Manaus e cidades do interior serviram de palco para diversas novelas, séries ou minisséries da televisão. Relembre a seguir, diversas tramas que tiveram ambientação no Amazonas.

Amazônia (1991) – novela da Rede Manchete

Após o estrondoso sucesso de Pantanal, a Rede Manchete procurava outra locação que ambientasse seu projeto de mostrar ‘O Brasil que o Brasil não conhece’. Por isso, a emissora levou ao ar a novela de Denise Bandeira e Jorge Duran e dirigida por Carlos Magalhães e Luiz Carlos Magalhães intitulada ‘Amazônia’.

Contada em dois séculos: o final do XIX e inicio do XXI, a novela contava a história de Milla, uma jovem jornalista que troca o Rio de Janeiro por Manaus em busca de aventura, e seu envolvimento com Lúcio, chefe de uma gangue de trambiqueiros do Porto de Manaus, um rapaz que tem visões. Nelas surgem as tramas de 1899, onde a exploração dos seringais amazônicos domina a cena.

O ator e humorista amazonense Kid Mahall fez uma participação especial em Amazônia, encenando ao lado de Marcos Palmeira.

mahal e macos

Duas cidades cenográficas de Manaus foram feitas, uma reproduzia o século XIX e a outra, o século XXI. Devido à baixa audiência, a telenovela foi reformulada e ganhou o título Amazônia – Parte II, com nova história, nova direção e novos personagens, para chamar a atenção. Mesmo assim, a novela foi marcada como um dos maiores fracassos da Manchete.

Amazônia – de Gálvez a Chico Mendes (2007) – Minissérie da Rede Globo

Escrita por Glória Perez, a minissérie produzida pela Rede Globo foi ao ar em 2007 com 55 capítulos. Na primeira fase da trama, em 1899, o espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias (José Wilker) envolve-se primeiramente com Beatriz (Débora Bloch), uma mulher casada e completamente louca por ele.

Mas quando vai para Manaus, Gálvez reencontra uma antiga amante, Lola (Vera Fischer), com quem abre um cabaré. Depois, decide conquistar o território acriano – com a ajuda financeira do governador do Amazonas, Ramalho Júnior.

Os arredores do Teatro Amazonas serviram de palco para algumas cenas da primeira fase da minissérie. Na época, a produtora Luppi, localizada na avenida Getúlio Vargas, realizou testes para seleção de atores, somando um total de 300 figurantes.

Arquivo Jornal A Crítica, 22 de agosto de 2006

CLIQUE PARA AMPLIAR. Arquivo Jornal A Crítica, 22 de agosto de 2006

Alguns alunos de Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram convidados para participar da seleção.

As Brasileiras ‘A De Menor do Amazonas’ (2012) – Série da Rede Globo 

A série “As Brasileiras”, uma espécie de spin-off de “As Cariocas” conta em cada episódio, histórias de mulheres de vários Estados brasileiros. No Amazonas, Maria Flor e Marcos Palmeira protagonizaram “A de menor do Amazonas”, episódio escrito por Ana Maria Moretzsohn e dirigido por Tizuka Yamasaki.

Na história, Maria Flor interpreta Shirley, uma moça que trabalha em uma loja no porto de Manaus e é constantemente assediada por seu chefe, Loureiro (Otávio Augusto). Ela acaba entrando em um passeio a um hotel de selva, disfarçando-se entre as crianças. No local, ela conhece seu grande amor, Fernando (Marcos Palmeira).

https://www.youtube.com/watch?v=GI0uztxuySA
“A De Menor do Amazonas” foi exibida em 24 de maio de 2012, mas suas gravações no Amazonas ocorreram de 12 a 16 de setembro de 2011. Os locais escolhidos pela direção para filmar o episódio foram o Amazon Jungle Palace e o barco Hélio Gabriel de propriedade do hotel Amazon Jungle Palace, que também é uma das locações.

CLIQUE PARA AMPLIAR. Arquivo Jornal A Crítica 11/09/2011

CLIQUE PARA AMPLIAR. Arquivo Jornal A Crítica 11 de setembro de 2011

No elenco, participaram os atores: Maria Flor, Marcos Palmeira, Jeniffer de Oliveira Andrade, Rita Guedes, Otávio Augusto e a amazonense Néia Santos. De acordo com a Luppi Produções, que selecionou os figurantes para o episódio, no total, cerca de 60 pessoas fizeram parte da produção.

CLIQUE PARA AMPLIAR. Arquivo A Crítica 14 de setembro de 2011

CLIQUE PARA AMPLIAR. Arquivo A Crítica 14 de setembro de 2011

Dois Irmãos (previsão 2017) – Minissérie da Rede Globo

Cotada para ir ao ar apenas em 2017, a minissérie “Dois Irmãos”, inspirada no livro homônimo do escritor amazonense Milton Hatoum foi inteiramente gravada em 2015, em cidades como Manaus, Iranduba e Manacapuru.

No elenco estão os astros Cauã Reymond, Antônio Fagundes Juliana Paes, Eliane Monjardim e Emilio Orciollo Netto. Cauã causou um alvoroço ao surgir em meio à tradicional Banda da Bica para gravar algumas cenas da trama.

Arquivo A Crítica. 2 de fevereiro de 2015

Arquivo A Crítica. 2 de fevereiro de 2015

Mais uma vez a Luppi Produções recrutou uma série de figurantes para participar da minissérie. Na época, a empresa emitiu um comunicado que precisava desde bebês de colo a jovens e idosos, prezando por pessoas com traços caboclos.

*E vocês, lembram de mais alguma? Se lembrarem comenta que a gente procura e acrescenta 🙂

Posts que você pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>